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Otimização em Marketing com Teste A/B e Multivariado

Muito tem se falado sobre a utilização de Teste A/B e Multivariados em rodas de especialistas nos mais diversos eventos relacionados a Marketing, Mercado de E-commerce entre outros.

Estes testes, são estudos comparativos de páginas de um site, onde tem por finalidade melhorar a experiência do usuário, aumentar taxa de cliques e conversão.

Os itens que mais costumam alterar os resultados de conversão de uma determinada página são:

  • Título de destaque da página;
  • Banners;
  • Call-to-action (botões para conversão);
  • Imagens ou vídeos;
  • Descrições da oferta;
  • Layout de formulários (Contato, Pedido de Orçamento, etc.);
  • Argumentos de confiabilidade (testemunhos, certificados, etc.)

 

 

Mas qual a diferença entre Teste A/B e Multivariado?

Teste A/B: Basta testarmos duas (ou mais) versões de uma mesma página, realizando uma pequena alteração em algum componente do layout a fim de obtermos um melhor resultado de uma página em relação a outra. Por exemplo:

 

 

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Na variação acima, estamos testando a performance da cor do botão, assim, direcionamos 50% do tráfego para a página Original e 50% para a Variação 1. A que obter o maior número de vendas em um determinado tempo, será a “Campeã”. Em nosso exemplo, a cor laranja obteve um desempenho de 5% a mais que a versão original.

Teste Multivariado: Aqui,  também comparamos duas (ou mais) versões de uma mesma página, mas com a diferença que este é melhor para testarmos mais variáveis na mesma página. Por exemplo:

 

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Neste caso, estamos testando além da cor do botão, a imagem contida no artigo, afim de também verificarmos qual versão será a mais efetiva em vendas. E supomos para este exemplo um desempenho de 15% a mais do que a versão original.

Este conceito é muito poderoso, temos casos da Conversão mais que dobrar já no primeiro teste.

Portanto, se estiver na dúvida sobre o impacto de qualquer alteração na sua Landing Page, não deixe a sua opinião prevalecer: faça um Teste A/B e deixe que os números falem por você.

 

Gostou!? Deixe seu comentário abaixo e nos diga o que achou, além é claro de contar as suas experiências.

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